A poucos meses da implementação das primeiras etapas da Reforma Tributária, a maioria dos empresários brasileiros ainda não compreende os impactos que ela trará para seus negócios. A nova pesquisa da Conta Azul, plataforma líder em gestão financeira para pequenas e médias empresas, mostra que 83% dos empreendedores possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre a reforma. Além disso, 72% afirmam não ter iniciado a preparação para as mudanças que passam a valer em 2026 e dizem não saber por onde começar.
Apenas 9% dos empresários afirmam ter um plano ativo de adaptação à Reforma Tributária, e somente 3% declaram possuir um conhecimento avançado e estratégico sobre o tema. A percepção geral é de cautela: 91% avaliam os efeitos da mudança como negativos, muito negativos ou neutros.
Entre os principais receios, 58% mencionam aumento da carga tributária e impactos diretos na rentabilidade. 19% apontam a complexidade das regras de transição, e 14% destacam efeitos sobre controle de dados e fluxo de caixa. Os empresários acreditam que precificação (53%), gestão financeira (21%) e obrigações acessórias (14%) serão as áreas mais afetadas.
Para Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul, a pesquisa evidencia a distância entre o debate técnico sobre a Reforma e a realidade das pequenas empresas. “O levantamento mostra baixa preparação, falta de conhecimento e alta demanda por orientação prática e tecnológica. A maioria dos donos de negócios ainda não compreende nem se adaptou às mudanças trazidas pela Reforma Tributária”, afirma Roveda.
O sistema tributário brasileiro é historicamente complexo. Desde a Constituição de 1988, foram editadas mais de 460 mil normas tributárias, o equivalente a 37 normas por dia útil, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Com regras distintas entre estados e municípios, falta de uniformidade nos tributos e alta burocracia, as empresas gastam, em média, 1.500 horas por ano apenas para apurar e pagar impostos, segundo o Banco Mundial.
“A Reforma Tributária, vem justamente para simplificar esse cenário, unificar tributos, reduzir a burocracia e criar um sistema de arrecadação mais justo e eficiente”, comenta Roveda.
O estudo ouviu 1.600 empreendedores, donos de negócios, contadores e profissionais financeiros em todo o país e expõe um cenário de falta de informação e planejamento que pode comprometer a competitividade das PMEs. O levantamento será atualizado constantemente com base nas Notas Técnicas (NTs) divulgadas pelo governo, além de instruções normativas, decretos e resoluções complementares.
Voltar para a listagem de notíciasEntre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.
Rua Professora Arlete Lago Serra, 13, Quadra 14 - Cohama São Luís/MA - CEP: 65073-830
Rua Castelo de Alcobaça Nº 333, Castelo - Belo Horizonte – MG - CEP: 31330-040
(98) 3221 5560 | 3231-7553
(98) 98874-1609
(98) 98832 4639
mpcontabilidade87@gmail.com
Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.
Sitecontabil © 2020 - 2025 | Todos os direitos reservados